segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Um livro atual...

Lançado em meados de 2013, o livro "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota", escrito por Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, têm sido um fenômeno de vendas nas últimas semanas (informação esta obtida por meio de pesquisa). Ainda que o título lhe pareça ofensivo, trata-se tão somente de uma capa. O conteúdo que lhe espera, é infinitamente convidativo.

Olavo de Carvalho nasceu em Campinas - SP, em abril de 1947. Brasileiro - tal qual informado na primeira parte deste parágrafo, Olavo de Carvalho é jornalista, ensaísta, filósofo e professor.  Autor de vastíssima obra, entre elas: O jardim das aflições, Aristóteles em nova perspectiva, O imbecil coletivo, e, O futuro do pensamento brasileiro.

O livro "O mínimo..." contém 183 artigos escritos entre 1997 e 2013,  reunidos nesta única obra. Trabalhando desde a esfera cognitiva, formação de pensamento, cultura, passando pela história e chegando a temas da atualidade, este escrito permite aos que de boa vontade assim o desejam, chegar a compreensão da sociedade atual.

O texto integral da obra, começa com uma convidativa informação e, ao mesmo tempo, uma explicação do termo utilizado para nomear o livro, o qual transcrevo abaixo:

"Em grego, idios quer dizer "o mesmo". Idiotes, de onde veio o nosso termo "idiota", é o sujeito que nada enxerga além dele mesmo, que julga tudo pela sua própria pequenez". - Olavo de Carvalho.

É pois um convite a rever nossas certezas; reafirmá-las em alguns casos ou reconstruir tudo novamente. Trata-se de um livro atual - no pleno sentido do termo.

Postado por: Jonathan T. Legovski



0 comentários:

Postar um comentário